Páginas

sábado, 9 de maio de 2009

Prêmio Sesc de Literatura 2009

Prazo de inscrição: 30 de setembro de 2009.
  • Categoria: livro de contos e romance
  • Máximo de obras: 1 obra em cada categoria
  • Premiação: publicação da obra pela Editora Record
  • Divulgação do resultado: fevereiro de 2010

==============================================

I - APRESENTAÇÃO

O PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009 é promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e objetiva premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, nas categorias literárias CONTO e ROMANCE.

II - INSCRIÇÃO

1. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.

2. O(s) texto(s) inscrito(s) deverá(ão) ser inédito(s), ou seja, nunca ter(em) sido publicado(s). Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet.

3. O autor não poderá ter nenhum livro publicado na(s) categoria(s) em que se inscrever.

4. Os originais deverão ser enviados em quatro vias, sem ilustrações, datilografados em espaço duplo ou impressos em papel A4, em apenas um lado. Neste caso, a formatação deverá ser: fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; margens 2,5.

5. As quatro vias deverão estar encadernadas, com folha de rosto na qual deverão constar o título da obra e o pseudônimo do autor.

6. Em envelope lacrado, em anexo, deverão ser enviados os dados do autor: pseudônimo, nome, data de nascimento, título da obra, identidade, CPF, endereço completo, telefone, e-mail e currículo resumido.

7. A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 laudas, caso seja romance; e 70 e 200 laudas, caso seja livro de contos. Será considerada a formatação determinada no item 4.

8. As inscrições deverão ser enviadas entre 05 de maio a 30 de setembro de 2009. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.

III - JULGAMENTO

1. As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por professores, escritores, jornalistas e críticos literários, selecionados pelo SESC.

IV - PREMIAÇÃO

1. O resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009 será divulgado em fevereiro de 2010.

2. O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída pela Editora Record.

3. O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte dessa primeira edição será distribuída para a rede de bibliotecas do SESC e outros espaços culturais.

4. A cerimônia de premiação se dará no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2010. Essa data poderá ser alterada sem aviso prévio pelo SESC.

5. O autor vencedor de cada categoria terá direito a passagem aérea – exceto se for oriundo do estado do Rio de Janeiro – e estadia pagas pelo SESC para comparecer à premiação.

6. O autor vencedor de cada categoria poderá ser convidado a participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estadia.

7. As comissões julgadoras poderão selecionar, a seu critério, obras cujos autores receberão, a título de Menção Honrosa, um certificado emitido pelo SESC, além de kits com livros da Editora Record.

V - DISPOSIÇÕES GERAIS

1. As inscrições para o PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009 são gratuitas.

2. Entende-se por romance uma narrativa ficcional longa. E por livro de contos um conjunto de narrativas ficcionais curtas. Não serão aceitas inscrições com apenas um conto.

3. É vetada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da Record e do SESC, da Confederação Nacional e Federações do Comércio, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.

4 Caso seja constatado que a obra inscrita já tenha sido publicada, a inscrição será anulada.

5. Não serão aceitas obras póstumas ou escritas em coautoria.

6 Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido exibida em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse um quarto do tamanho do texto inscrito.

7. Nenhuma obra enviada será devolvida.

8. A companhia aérea e o horário do vôo para o Rio de Janeiro serão definidos pelo SESC, que também irá definir o hotel e o número de pernoites a que os dois vencedores terão direito.

9. Será custeada a viagem dos vencedores do concurso, sem direito a acompanhante.

10. As comissões julgadoras são soberanas, portanto não caberão recursos de suas decisões.

11. Ao se inscrever no PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009, o candidato estará automaticamente concordando com os termos deste edital.

6 comentários:

Unknown disse...

Realmente aprecio esse tipo de iniciativa. Isso demonstra que o mercado editorial de livros muda suas feições, com o tempo, mas ainda assim permanece atuante, em prol da publicação de boa literatura.

Vitor Simon disse...

Se alguém tiver notícias do resultado do Prêmio Sesc... estava previsto para fevereiro, mas nada até agora.

ana augusta disse...

Eu também ansiosa para reseultado do concurso sesc, espero que saia logo.

Ana Cristina Melo disse...

Mandei um e-mail para eles e a resposta informa que o resultado será divulgado na primeira semana de março. Ou seja, até sexta-feira.

Vamos esperar.
Abs

Vanessa Fagundes (vanessafagundesadv@gmail.com) disse...

Também estava esperando o resultado, mas pelo jeito não vai sair tão cedo... :/

Ana Cristina Melo disse...

Pela chamada que está no site do Sesc, entendo que eles vão divulgar o resultado em março, não mais na primeira semana. Então, temos até o dia 31 para aguardar.

Abs