Seleção: Projeto Vamos Ler o Mundo. (Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro)
- 1° - Festa Surpresa - Albina Morais Cordella
- 2° - De perto da porta - Saulo Matias Dourado
- 3° - A linha de Penélope - Ivana Ferrante
- 4° - Vis à Vis - Jimmy Emanuel de Paiva Melo
- 5° - Sabor Limão - Alex Martire
- A aniversariante - Acton Lobo
- A barca - Simone A. Pedersen
- A caminhada da Paz - Daniel Pereira Pondé
- A carta - Guilherme Canedo
- A morte anunciada de Cecília Luzzini - Thiago Emanuel Luzzi Galvão
- Carla - Luisa Ortiz de Souza Aranha Rodrigues
- Combinações - Flávia Savary
- Cores Vivas - Victor Peixoto Meira
- Crime com hora marcada - Leonardo Siviotti
- Delirante - Adriana Santos Silva
- Depende do ponto de vista - Carmem Gonçalves Araújo
- Dez minutos - Luis Carlos Binotto Leal
- Do imprevisível amor - Marilene R. de Oliveira Rocha
- Dois contos de Borges - João Daniel Guimarães Oliveira
- Ella Fitzgerald - Luis Cláudio Alvies de Oliveira
- Enquanto meu pai não vem... - Fátima Venutti
- Estranha companheira - Maria de Lourdes Cardoso Mallmann
- Incomunicação Letal - Alexei Dumpierre
- Luto - Edmar Monteiro Filho
- Marido Ciumento - Valéria Mares Alvares
- Metamorfose - Wanda Viana Mendonça
- O acompanhante - Rosana Banharoli
- O casamento de Créssida - Ricardo Carranza
- O filho da mãe - Silvia Kochen
- O pio da coruja - Luiz Carlos Ponzi
- Obra Prima - Thaty Marcondes
- Os Portões - Isabel Florinda Furini
- Sobrancelhas - Eder Rodrigues
- Tempo esgotado - Luis Carlos Binotto Leal
- Todos os dias - Natália Oliveira Pinto Souza
- Tempus fugit - Augusto Duarte
- Teo - Eduardo Leite Martins
Fonte: http://www.vialiteraria.com/inicial.php?area=contos2009
10 comentários:
Este concurso é um absurdo! Antes do resultado final houve uma proposta para que dois contos meus, mediante pagamento de certa quantia, figurassem entre mais uns tantos contos previamente qualificados além de outros já classificados e blá-blá-blá, o que configura má-fé, pois o regulamento não previa nenhum pedido de dinheiro que condicionasse o trabalho a qualquer premiação ou classificação, ou a regime cooperativado. O pior é que notei , com surpresa, alguns bons nomes entre alguns classificados (será que eles pagaram?). É preciso evitar que atitudes como esta se repitam, pois a literatura não pode ser espaço a picaretagens desse tipo, nem os bons escritores precisam disso. espero que este espaço cumpra seu papel democrático e ético e mantenha este comentário.
Márcio,
o comentário está publicado. Só excluo comentários que tragam excessos em seus textos. Como o último em que precisei moderar, no qual o autor xingava os próprios colegas que participavam do concurso.
O objetivo do Ficção de Gaveta é divulgar os concursos literários e seus resultados. Deixei os comentários abertos, sem moderação, para que houvesse um canal para os leitores trocarem informações entre si. Mas quando interpreto que o canal está sendo usado de forma inapropriada, me vejo forçada a intervir.
Obs: você deve ter reparado que não divulguei o concurso de crônicas. Quando paira dúvidas na lisura do concurso, opto por não divulgá-lo.
Abs
Ana Cristina
O Márcio tem toda razão! Eu tb recebi a mesma proposta, fiquei indignada!
Quanto ao comentário da Ana, acho que os colegas que participaram desse concurso deveriam receber um apelo para que boicotem o próximo, agir assim, é estar conivente com os propósitos mal intensionados dessa comissão!
Muito bom, Ana, foi ótimo vc não ter divulgado o de crônicas! Parabéns pela idoneidade!
Fui a vencedora do Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro de Contos 2009 e estou surpresa com os comentários que li, neste blog, a respeito da lisura do Prêmio.
O Sr. Márcio comenta que o pior, é que notou, com surpresa, alguns bons nomes entre classificados....pior...porque??? Como se estes bons nomes estivessem ali...porque pagaram??? Não acredito que seja esta a insinuação.
Pois, falo, por mim! Em momento algum, foi condicionada a premiação a algum pagamento...ABSURDO!!! E maior absurdo, ainda, suspeitas de que bons nomes estariam pagando para vencer!!!
Realmente, não preciso disso e creio que esses bons nomes também NÃO!!!
Sr. Márcio, o senhor pode fazer o comentário que quiser a respeito do concurso, mas não teça conclusões a respeito da dignidade dos outros, entre esses outros, eu me incluo.
albina morais cordella
e-mail: albina@cordella.com.br
Em resposta ao comentário da Albina, vencedora do concurso de Porto seguro, quero reconsiderar minhas palavras com relação ao ponto de vista do que disse -- o "pior" -- no caso, Albina, é verificar o que a qualquer pessoa poderia ser objeto de escândalo -- o fato -- de que houve as referidas propostas é indiscutível, e a dúvida -- a participação de bons escritores -- a mostrar a que ponto um concurso como este pode ser levado, pois mobiliza a participação desses escritores e, menos a pensar ou insinuar a cumplicidade de algum autor, a acepção do "pior" é mais pela fragilidade no modo como eles estão expostos, pois, diante do que aconteceu, qualquer um poderia pensar de qualquer forma. Acredito, sinceramente, pelo que expôs, que não é o seu caso, que o mérito da conquista é seu. mas permanece a dúvida de quantos receberam tal proposta.
A Funarte já divulgou o resultado do Bolsa Funarte de Criação Literária, o mais engraçado é que os jurados conseguiram analisar nada mais nem nada menos do que 1043 trabalhos em mesno de 10 dias.
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=8&data=02/10/2009
http://vanessacabofrio.blogspot.com/
Olá,
Muito interessante os comentarios e o blog está de parabens.
Não participei do concurso, embora me parece que algum dos lados está com dor-de-cotovelo. Não tenho duvidas: um está certo e outro errado. Muito estranho a denuncia de pagar, uma vez que se trata de concurso publico, porém quem acusa deve ter provas. Se não tem provas, não pode acusar.
Postar um comentário