Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Resultado do Prêmio Cidade de Belo Horizonte e Prêmio João-de-Barro

Fonte: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/literatura/delegado-espinosa-mascara-538203.shtml

Prefeitura de Belo Horizonte divulga os premiados no Concurso Nacional de Literatura


Publicado em 05/03/2010 15:49:21

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, informa o resultado do Concurso Nacional de Literatura 2009 – Prêmios “Cidade de Belo Horizonte” e “João-de-Barro”. A premiação “Cidade de Belo Horizonte”, criada em 1947, distingue-se por premiar apenas obras inéditas. O Concurso é o mais antigo do país, contemplando, alternadamente as categorias poesia, ensaio, dramaturgia, conto e romance.

Já a premiação “João-de-Barro”, dedicada a obras inéditas da literatura infantil e juvenil, é promovida pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde 1974. Ele é formado por dois júris distintos, sendo um adulto, composto por especialistas em literatura infantil ou juvenil, e outro integrado por 11 alunos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

No prêmio “Cidade de Belo Horizonte”, na categoria “Dramaturgia”, o vencedor foi Luís Pimentel, do Rio de Janeiro, com a obra “O Amor Impossível do Valente Assis”. Menções Honrosas as obras “O Holofote”, de João Paulo de Miranda Parisio (Jaboatão dos Guararapes/PE) e “Uma Odisséia No Meu Quarto”, de Tárcio de Almeida (Américo Brasiliense/SP). O júri foi composto por Carlos Augusto Nazareth (Rio de Janeiro), Fernando Limoeiro (Belo Horizonte) e Rita Gusmão (Belo Horizonte).

Na categoria “Poesia – Autor Estreante”, a obra vencedora é “Anúncios@Anúncios”, do autor Wagner de Castro Oliveira, de São João Del-Rei/MG. Nesta categoria integraram a comissão julgadora Ana Caetano (Belo Horizonte), Conceição Evaristo (Rio de Janeiro) e Fabrício Marques (Belo Horizonte).

No prêmio “João-de-Barro”, a Comissão Adulta escolheu como obra vencedora “Guiomar e Dagoberto”, da autora May Shuravel Berger, de São Paulo/SP. A Comissão Infantil selecionou a obra “Vida de Sabiá – O Que Sabiam os Sabiás Além de Assobiar”, de Henriette Effenberger (Bragança Paulista/SP). A Menção Honrosa escolhida pelas comissões adulta e infantil foi a obra “O Pequeno Samurai”, de André Telucazu Kondo, de Jundiaí/SP.



Participaram da comissão julgadora infantil alunos da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Francielle Pinho Lima e Henrique Rodrigues da Silva, da Escola Municipal Vila Fazendinha; Pedro Henrique Santos Rocha, Roberta Fernandes da Silva e Louise de Morais Ribeiro, da Escola Municipal Fernando Dias Costa; Gisele Aparecida Borges de Oliveira, Giulia Alcântara Cavalcante, João Henrique de Oliveira e Silva, João Martins Pierrecone Vaz, Letícia Ribeiro de Vasconcelos e Rebeca Sara Ângelo, da Escola Municipal Júlia Paraíso.



A Fundação Municipal de Cultura e os membros de todas as comissões julgadoras foram unânimes em reafirmar a importância de concursos como este para a revelação de novos talentos da literatura brasileira.



Mais informações: Diretoria de Leitura e Informação (31) 3277-9833

Nenhum comentário: