Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

1º Prêmio Benvirá de Literatura (Editora Saraiva)

Prazo de inscrição: 30 de novembro de 2010.

  • Categorias: originais dirigidos ao público infanto-juvenil ou adulto
  • Máximo de obras: Cada candidato poderá concorrer somente com a apresentação de 1 (um) original.
  • Premiação:
    O vencedor será premiado com o 1º Prêmio Benvirá de Literatura, consistente (i) no pagamento em favor do vencedor do importe de R$ 30.000,00; e (ii) na publicação do original da sua obra pelo selo Benvirá, da Editora Saraiva, no ano de 2011, ocasião em que será formalizado um contrato de edição, de comum acordo entre as partes.
  • Divulgação do resultado: março de 2011
Fonte do Edital: http://www.benvira.com.br/premiobenvira2010/regulamento.html


======================

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL "1º PRÊMIO BENVIRÁ DE LITERATURA", promovido pela Editora Saraiva.


Este concurso tem caráter exclusivamente cultural, não estando subordinado a qualquer modalidade de área ou pagamento por parte dos concorrentes para aquisição de produtos ou serviços, nos termos do artigo 30 do Decreto nº 70.951/72.

A finalidade do presente concurso é fomentar a arte literária, mediante a premiação da melhor obra literária, dentro da proposta do presente Regulamento:

1. A participação do concurso é gratuita e aberta aos escritores brasileiros ou naturalizados, com mais de 18 anos, que apresentem originais dirigidos ao público infanto-juvenil ou adulto. Funcionários do Grupo Saraiva e/ou seus parentes em primeiro grau não poderão participar do presente concurso.

2. Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero. Cada candidato poderá concorrer somente com a apresentação de 1 (um) original.
3. O conteúdo do original deverá obedecer ao seguinte critério: um tema livre que aborde uma história de ficção. Entende-se por ficção designar uma narrativa imaginária, irreal ou referir obras criadas a partir da imaginação.


4. A inscrição do original deverá ser feita no período de 12/08/2010 a 30/11/2010, através do site www.benvira.com.br/premiobenvira2010

5. O interessado deverá preencher corretamente o formulário de inscrição disponível no site www.benvira.com.br/premiobenvira2010 e anexar o arquivo do original no formato Word.


6. No ato de envio da inscrição pelo site www.benvira.com.br/premiobenvira2010, o inscrito receberá uma mensagem de confirmação. O recebimento da mensagem de confirmação não isenta o candidato de verificar e cumprir os requisitos constantes do presente Regulamento.

7. Para efeito de inscrição serão considerados os originais recebidos até às 24h do dia 30/11/2010.


8. A identificação dos originais se dará mediante o preenchimento completo e correto da ficha de inscrição, que conterá: nome completo, número do RG, número do CPF, endereço para contato, endereço eletrônico (e-mail), telefone com o respectivo DDD, mini currículo pessoal do Autor e sinopse da obra. O candidato que enviar a ficha incorreta ou incompleta, com qualquer dado em branco, será automaticamente desclassificado.

9. Para a seleção da melhor obra, a Editora Saraiva elegerá uma Comissão Julgadora apta a avaliar todos os originais de acordo com os critérios editoriais e escolher o vencedor do presente concurso cultural.

10. Toda e qualquer decisão tomada pela Comissão Julgadora será irrevogável.

11. A escolha da melhor obra literária será publicada no mês de março de 2011, no site Benvirá (www.benvira.com.br/premiobenvira2010).

12. O vencedor será premiado com o 1º Prêmio Benvirá de Literatura, consistente (i) no pagamento em favor do vencedor do importe de R$ 30.000,00; e (ii) na publicação do original da sua obra pelo selo Benvirá, da Editora Saraiva, no ano de 2011, ocasião em que será formalizado um contrato de edição, de comum acordo entre as partes.


13. A entrega do 1º Prêmio Benvirá de Literatura acontecerá após a divulgação do resultado, em data e local a serem ainda definidos pela Editora Saraiva, os quais serão oportunamente disponibilizados no site Benvirá (www.benvira.com.br/premiobenvira2010), sendo o vencedor comunicado através do telefone e e-mail informados na ficha de inscrição.

14. No caso do vencedor residir fora da Cidade de São Paulo, os gastos de deslocamento e hospedagem de até 2 (dois) dias para recebimento do prêmio serão de responsabilidade da Editora Saraiva, desde que previamente aprovados pela mesma. As demais despesas não descritas neste Regulamento, tais como – mas não se limitando a - gorjetas para carregadores de malas, tarifas para malas que excedam o peso, a quantidade ou as dimensões máximas permitidas, passeios não inclusos, alimentação, bebidas, bem como despesas extras de caráter pessoal como telefonemas, utilização de cofres, lavanderia, bar, frigobar, sauna, ginástica, filmes de televisão, compras de qualquer natureza e quaisquer outras despesas não mencionadas serão de responsabilidade do vencedor.


15. A Editora Saraiva poderá manifestar interesse por trabalhos inscritos no presente concurso cultural e não premiados. Assim, durante o prazo de 6 (seis) meses, a contar da data de divulgação do vencedor, a Editora Saraiva poderá estabelecer contato com os autores de obras recomendadas pela Comissão Julgadora, para adquirir os direitos de publicação.

16. Os originais em desacordo com as normas contidas no presente regulamento serão imediatamente desclassificados.

17. Os originais e demais documentos entregues à Editora Saraiva em razão da participação no presente concurso cultural não serão devolvidos.

18. A apresentação de originais para concorrer ao 1º Prêmio Benvirá de Literatura implica em expresso acordo às normas expressas no presente regulamento.

19. A participação no presente concurso cultural é gratuita.

20. O prêmio é pessoal e intransferível e não poderá ser trocados por quaisquer outros produtos.

21. Os candidatos autorizam o uso e veiculação do seu nome pela Editora Saraiva ou por terceiros por ela autorizados, inclusive para fins comerciais.

22. Todos os casos não previstos nas normas deste regulamento serão resolvidos diretamente pela Editora Saraiva.

23. Aplica-se a este concurso cultural, incluindo, mas sem se limitar à sua divulgação, condução, às participações e à premiação, a legislação brasileira e fica eleito o foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente Regulamento.

16 comentários:

Vitor Simon disse...

Dúvida: livros de contos são aceitos no Benvirá?

Vitor Simon disse...

esquece... já mandei

Ana Cristina Melo disse...

Oi, Vitor.

Para mim, livros de contos são ficção adulta também.

Abs
Ana

Unknown disse...

Olá, Ana é a primeira vez que comento, mas sempre acesso, pois iniciativas deste tipo são bem vindas no mundo das letras. Vamos torcer para que não só a Record e a Saraiva invistam em inéditos emergentes, mas que outras editoras (conservadoras, talvez) também copiem essa ideia.

Maurem Kayna disse...

Gente, mas este espaço está cada vez mais relevante para quem busca um espaço para mostrar seu trabalho na escrita. Parabéns!
http://depossibilidade.wordpress.com

Guilherme S Menezes disse...

Oi

Eu tenho 17 anos mas em Outubro completo 18 anos. Queria saber se fazer a inscrição agora implicaria em alguma coisa.
Obrigado pela Atenção
Guilherme De Souza

Ana Cristina Melo disse...

Guilherme,

o edital não diz ter 18 anos até o primeiro dia da inscrição. Então, como você terá 18 ao término da inscrição, não vejo problemas.

No máximo o que pode fazer é mandar a partir do dia que fizer aniversário, já que as inscrições seguem até novembro.

Abs

MeryElen disse...

Não parece meio injusto obras infanto-juvenis concorrendo com obras de público adulto?
Não querendo valorizar nem um, nem outro, só acho meio estranho misturar, sei lá...

Mariana Binda disse...

Que alegria encontrar um concurso para dar oportunidade aos escritores do "anonimato". Mariana Binda

Mariana Binda disse...

Que alegria encontrar um concurso que dá oportunidade aos escritores que estão no "anonimato". Mariana Binda

Pedro Henrique disse...

Escrevo o meu livro há 5 anos, mas vou estar com ele pronto até 30 de novembro, nem que a vaca tussa.

. disse...

Dúvida, livros de POESIAS são aceitos no concurso?

Ana Cristina Melo disse...

Narrativas, normalmente, não abrangem poesias, mas entre em contato com eles, para sanar as dúvidas.

Bruno Granata disse...

Eu gostaria de saber se tem alguma previsão de concurso que inclua escritores com menos de 18 anos. Sou menor de idade e estou procurando um concurso para que possa publicar o meu livro em uma boa editora ( ainda não está pronto mas devo terminar logo).

Anônimo disse...

Sou escritor e tenho apenas uma proposta para o próximo concurso: acho que deveria ser premiadas mais obras. Apenas uma fica muito dificil vencer.

Educ@r disse...

Participei do concurso com o livro "O pintor de Poesias" e estou ansidoso pois hoje é o dia do resultado.