Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

3º Prêmio UFF de Literatura

Prazo de inscrição: 17 de agosto de 2009.

  • Categoria: conto, crônica e poesia
  • Tema: "Um dia, uma noite... Paris"
  • Máximo de obras: um texto em cada categoria
  • Premiação: R$ 500 em livros do catálogo em vigor de qualquer editora brasileira. Os vencedores receberão o troféu Itapuca
  • Divulgação do resultado: não divulgado
==============================================


3o PRÊMIO UFF DE LITERATURA
CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS


REGULAMENTO

I – Do objetivo
Promovido pela Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF), este concurso tem como objetivo estimular a produção literária e incentivar a cultura, premiando contos, crônicas e poesias.

II – Das condições
1 – Poderão participar do PRÊMIO UFF DE LITERATURA escritores de língua portuguesa, editados ou inéditos, independentemente de sua nacionalidade.

2 – O texto apresentado deverá ser rigorosamente inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica.

3 – Não serão aceitas obras póstumas nem assinadas por grupos.

4 – É vedada a participação de membros da comissão organizadora do 3o PRÊMIO UFF DE LITERATURA.

5 – Cada concorrente poderá participar com apenas 1 (um) texto, em cada categoria, sendo vedada a coautoria.

6 – Celebrando o ano da França no Brasil, os textos deverão ter como tema “Um dia, uma noite... Paris”.

7 – CONTO: Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm. Os contos não poderão ultrapassar o limite de 4 (quatro) páginas.

8 – As crônicas e poesias não poderão exceder 3 (três) páginas. Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm.

III – Da inscrição
1 – As inscrições estarão abertas de 18 de maio a 17 de agosto de 2009.

2 – Os trabalhos deverão ser enviados pelo correio em carta registrada ou via Sedex para: 3o PRÊMIO UFF DE LITERATURA - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (EdUFF), Rua MIGUEL DE FRIAS, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ, CEP 24.220-000, ou entregues neste endereço. Os textos deverão ser remetidos a tempo de chegarem à EdUFF até o dia 17 de agosto de 2009.

3 – Serão automaticamente desconsiderados os textos que chegarem à editora após o dia 17 de agosto de 2009.

4 – Os textos, em 5 (cinco) vias impressas, deverão apresentar apenas o título do trabalho e pseudônimo do autor. O pseudônimo escolhido não pode permitir a identificação do autor.

5 – As cópias impressas deverão vir acompanhadas de um CD com a versão digital (compatível com o Word do Windows) do(s) texto(s), devendo o CD estar identificado com o título do trabalho e pseudônimo do autor.

6 – Junto com este material deve ser encaminhado um envelope fechado, identificado externamente apenas com CATEGORIA do(s) texto(s) (conto, crônica ou poesia), TÍTULO (S) do(s) trabalho(s) e PSEUDÔNIMO do autor. Internamente, deve conter um documento informando título(s) e categoria(s) do(s) trabalho(s), pseudônimo e nome do autor, além de endereço completo do mesmo, telefones e e.mail para contato, números de RG e CPF, bem como um minicurrículo de no máximo 1.000 (mil) caracteres ou 170 palavras.

IV – Da seleção
1 – O julgamento será feito por uma comissão julgadora composta por intelectuais de saber amplamente reconhecido e comprovado em literatura.

2 – A avaliação dos textos será realizada com base nos critérios de adequação ao tema proposto, originalidade, criatividade, qualidade técnica empregada e respeito à limitação de caracteres especificada nos itens 7 e 8, da parte II (Da Inscrição).

3- As decisões da comissão julgadora serão irrecorríveis.

4 – Serão selecionados 20 (vinte) textos em cada categoria para publicação de uma antologia pela EdUFF.

5 – Os resultados serão divulgados em dezembro de 2009, em solenidade no Teatro da UFF.

V – Da premiação
1 – O autor classificado em primeiro lugar em cada categoria receberá como prêmio 500 (quinhentos) reais em livros do catálogo em vigor de qualquer editora brasileira. A editora se encarregará da aquisição dos exemplares. Os vencedores farão jus também ao troféu Itapuca.

2 – A publicação dos textos selecionados se constituirá no prêmio para os primeiros lugares e demais classificados.

3 – Os autores classificados em primeiro lugar em cada categoria receberão 10 (dez) exemplares da antologia; os segundos colocados, 5 (cinco); os terceiros, 3 (três). Os demais 17 autores selecionados receberão 1 (um) exemplar da coletânea.

4 – Ao inscrever-se, os participantes concordam em ceder os direitos autorais dos textos à EdUFF, para publicação ou divulgação por meio eletrônico.

5 – A EdUFF não será responsável por nenhuma despesa referente ao comparecimento dos participantes à cerimônia de premiação.

VI – Das disposições finais
1 – A Fundação Euclides da Cunha, a Pró-Reitoria de Extensão da UFF e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro são os patrocinadores deste concurso.

2 - Após o término do concurso, os textos recebidos não serão devolvidos.

3 – A participação neste concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

4 - Casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora.

Nenhum comentário: