Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2008

1º Concurso Literário da Academia Campista de Letras

Prazo de inscrição: até 30 de abril de 2009.

  • Categoria: conto, crônica e poema
  • Temática: O Tempo
  • Máximo de obras: 2 textos por categoria
  • Premiação: troféu, certificado, publicação na Revista da Academia Campista de Letras
  • Divulgação do resultado: maio de 2009
=================================================
REGULAMENTO DO CONCURSO
Como parte das atividades relativas às comemorações de seus 70 anos, a ACADEMIA CAMPISTA DE LETRAS lança seu primeiro concurso literário, abrangendo contos, crônicas e poemas, tendo como tema “O TEMPO”.
REGULAMENTO

Art. 1º. O 1º concurso literário da ACADEMIA CAMPISTA DE LETRAS abrange três categorias: conto, crônica e poema e tem como objetivo descobrir, incentivar e divulgar os valores presentes na literatura brasileira.

Art. 2º. A participação no concurso é vedada aos acadêmicos e funcionários da Academia.

Art. 3º. Os participantes devem concorrer com texto inédito, com no máximo 04 (quatro) laudas, em papel A4, espaço 1,5, em fonte times new roman.
Parágrafo único: As inscrições terão início dia 1º (primeiro) de dezembro e serão encerradas em 30 (trinta) de abril.

Art. 4º. Cada participante poderá concorrer com até dois textos em cada categoria, mas somente um "por categoria" poderá ser premiado.

Art. 5º. Um envelope, tamanho ofício, deverá conter o(s) texto(s) concorrente(s) e também um envelope, (tipo carta) lacrado, identificado externamente apenas pelo pseudônimo, contendo (em seu interior) os dados de identificação do autor (pseudônimo, nome completo, endereço, e-mail, telefones(s) e curriculum resumido (máximo de 10 linhas).

Parágrafo 1º: Os candidatos que se inscreverem em mais de uma categoria, deverão identificar-se com o mesmo pseudônimo e o encaminhamento dos trabalhos deverá ser feito em diferentes envelopes.
Parágrafo 2º: Um Cd com o respectivo arquivo gravado em formato doc.(Word) deve acompanhar os trabalhos. (Se houver inscrição nas diferentes categorias, deverão ser encaminhados diferentes cds contendo os diferentes trabalhos).

Art. 6º. Os textos devem ser postados para o endereço da Academia e receberão um comprovante de aceite, se atenderem às exigências deste Regulamento.

Parágrafo 1º: Os textos poderão ser entregues na Academia Campista de Letras, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e 13h (nove e treze horas). .
Parágrafo 2º: Serão aceitos trabalhos postados via correio, não se responsabilizando a Comissão Organizadora por atrasos e extravios. A data de inscrição será a documentada pelo correio.

Art. 7º. Os textos não classificados ficarão durante 60 (sessenta) dias disponíveis para devolução. Findo esse prazo, serão incinerados.

Art. 8º. Os textos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta de estudiosos na área e nomeados pela presidência da Academia.

Art. 9º. Os três primeiros classificados receberão os seguintes prêmios:

• 1º lugar:
• Troféu: O tempo;
• certificado de participação com a referida classificação;
• publicação do texto na Revista da Academia Campista de Letras;
• 10 (dez) exemplares da referida Revista.
• 2º lugar:
• certificado de participação com a referida classificação;
• publicação do texto na Revista da Academia Campista de Letras;
• 06 (seis) exemplares da referida Revista.
• 3º lugar:
• certificado de participação com a referida classificação;
• publicação do texto na Revista da Academia Campista de Letras;
• 03 (três) exemplares da referida Revista.
Parágrafo 1º: Da 4º à 10 º classificação os textos classificados serão publicados pela Revista e os autores receberão 01 (um) exemplar.
Parágrafo 2º: A Comissão Julgadora poderá conceder Menção Honrosa para um ou mais trabalhos, se assim julgar pertinente, dando direito a certificado e publicação.
Parágrafo 3º: À comissão é reservado o direito de não conceder quaisquer dos prêmios; e, conseqüentemente, sua publicação, se considerar que os trabalhos não atingiram o grau de excelência necessário.
Parágrafo 4º: As premiações serão dadas mediante a apresentação da Carteira de identidade, CPF, comprovante de residência.

Art. 10. O resultado do “Concurso de Contos, Crônicas e Poemas da Academia Campista de Letras” será divulgado em maio de 2009. A cerimônia de premiação será feita em solenidade pública, promovida pela Academia.

Art. 11. As dúvidas e os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora e Organizadora.

Art. 12. Ao se inscrever no 1º Concurso de Contos Crônicas e Poemas da Academia Campista de Letras, o/a candidato/a estará, automaticamente, concordando com todos os artigos deste Regulamento.

Art. 13. Do julgamento dos contos concorrentes não caberá qualquer recurso, ficando esta medida adstrita às condições extrínsecas do concurso, constantes nas cláusulas deste Regimento.

Art. 14. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Comissão Organizadora: Acadêmicos: Antônio Nunes Arlete Parrilha Sendra Edinalda Maria de Almeida Everardo Paiva de Andrade Fernando da Silveira Joel Ferreira Mello Renato Marion Martins de Aquino.
Endereço: Praça Nilo Pessanha, s/n / Jardim são Benedito /Centro Campos dos Goytacazes / Rio de Janeiro CEP: 28010-045 Caixa Postal: 144.401
Endereçado ao: Concurso de Contos Crônicas e Poemas da Academia Campista de Letras- A/C da Coordenação Geral do Concurso

5 comentários:

Unknown disse...

Ana Cristina não entendi o tema "O tempo", o tempo que quer dizer duração das coisa; sucessão de dias, horas; época; estado atmosférico? Ficarei grata se obtiver uma resposta sou iniciante em concursos mas já publiquei um livros e tres contos. Obrigada também por esta oportunidade abraços

Ana Cristina Melo disse...

Jussara,
apenas divulgo os concursos, reproduzindo os editais da mesma forma como são publicados na Internet. Realmente, o tema pode levar a vários entendimentos, o que acho que seja o suficiente para habilitar contos que tratem de qualquer um deles. Mas se fizer você se sentir mais segura, entre em contato diretamente com eles. Há no post o link para a Academia Campista de Letras.
Desejo boa sorte.
[]s
Ana Cristina

Anônimo disse...

O resultado do concurso sairá em que data do mês de maio. Como saberei o resultado. Será por e.mail ou por correio. Grato.

Atenciosamente
Reinaldo Lamamenza

Silvana disse...

Olá,
gostaria de saber se já é possivel obter o resultado do 1º concurso literário da Academia.
Como saberei?
Agradeço se responder
Silvana Barros

Ana Cristina Melo disse...

Reinaldo e Silvana,

já saiu o resultado do Concurso da Academia Campista de Letras.

O resultado pode ser conferido no link: http://www.camposletras.com.br/artigos.php?id=22. Mas hoje à noite ou amanhã eu publicarei o resultado aqui no Ficção.

Boa sorte!
Ana Cristina