Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Concurso Literário - São Bernardo do Campo

Prazo de inscrição: 21 de maio de 2010.

  • Categorias:
    CATEGORIA 1:
    06 (seis) autores de textos de dramaturgia;
    CATEGORIA 2:
    06 (seis) autores de textos de poesia;
    CATEGORIA 3: 06 (seis) autores de textos de contos;
  • Máximo de obras: um único trabalho inédito por gênero, sendo que deverá concorrer com a quantidade de textos detalhados abaixo:
    a) Categoria 1: 01 (um) texto de dramaturgia;
    b) Categoria 2: 05 (cinco) poemas;
    c) Categoria 3: 03 (três) contos.
  • Premiação: Os 18 (dezoito) autores selecionados receberão prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada um, incidindo sobre este valor os impostos devidos conforme legislação em vigor, na data de pagamento.
  • Divulgação do resultado: não citado

==============================================

REGULAMENTO



EDITAL DE CONCURSO LITERÁRIO

A PREFEITURA DO MUNICIPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO através da SECRETARIA DE CULTURA, com objetivo de estimular a criação e a difusão da literatura no Município de São Bernardo do Campo, torna público que no período de 15 de março de 2010 a 21 de maio de 2010 estarão abertas as inscrições para a seleção e premiação de textos literários inéditos, nos termos do presente Edital.
1. DO OBJETO
 
1.1 Constitui objeto do presente Edital a seleção e premiação a 18 (dezoito) textos literários inéditos, nas categorias a seguir:
 
a) CATEGORIA 1: 06 (seis) autores de textos de dramaturgia;
b) CATEGORIA 2: 06 (seis) autores de textos de poesia;
c) CATEGORIA 3: 06 (seis) autores de textos de contos;
 
1.2 Nestas categorias, cada participante só poderá inscrever um único trabalho inédito por gênero, sendo que deverá concorrer com a quantidade de textos detalhados abaixo:
 
a) Categoria 1: 01 (um) texto de dramaturgia;
b) Categoria 2: 05 (cinco) poemas;
c) Categoria 3: 03 (três) contos.
 
1.3 A obra literária deverá ser, obrigatoriamente, inédita. Entende-se por inédita obra não-publicada e não-editada, parcialmente ou em sua totalidade, em antologias, em coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação.
 
2. DAS INSCRIÇÕES
 
2.1 As inscrições dos projetos de que trata o presente EDITAL poderão ser feitas diretamente na Secretaria de Cultura, localizada na Rua Bauru, 21 – Baeta Neves, CEP: 09751 – 440, São Bernardo do Campo, São Paulo, nos horários das 09h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda à sexta, no período compreendido entre os dias 15 de março de 2010 e 21 de maio de 2010; via Correios ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.). Deverão conter as seguintes informações:
 
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo I), disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br ;
 
b) Cópia de CPF e RG;
 
c) Cópia do comprovante de residência;
 
d) No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar as obras literárias da seguinte forma: em 3 (três) vias impressas e 1 (uma) via digitalizada em CD, acondicionadas em envelope identificado no seu exterior com o nome do autor, o título do trabalho e a categoria em que se enquadra das dispostas no item 1.1.
 
e) As obras deverão ser entregues com a seguinte formatação: folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze); espaçamento 1.5 (um e meio); margens de 2 (dois) centímetros e com todas as páginas numeradas, com título da obra, sem texto de apresentação, texto de orelha ou prefácio.
 
2.2 As obras literárias inscritas não serão devolvidas, constando do acervo e da memória do Concurso.
 
2.3 As obras literárias não selecionadas não poderão ser publicadas, em qualquer tempo, sem prévia autorização do autor , inclusive reservando-lhe(s) a possibilidade de publicá-las onde e quando lhe(s) aprouver, sem qualquer autorização da Secretaria de Cultura do Município de São Bernardo do Campo.
 
2.4 Os anexos necessários para a inscrição serão disponibilizados no site http://www.saobernardo.sp.gov.br/.
 
3. DA PARTICIPAÇÃO
 
3.1 O Concurso Literário é aberto aos autores maiores de 16 (dezesseis) anos, de todo o território nacional, ficando garantido aos autores residentes na cidade de São Bernardo do Campo 50% (cinquenta por cento) da premiação total do concurso por categoria;
 
3.2 É vedada a participação de membros da Comissão Julgadora e de seus familiares, de funcionários da Secretaria de Cultura, assim como os demais funcionários e órgãos da Administração Municipal Direta e Indireta.
 
4. DA PREMIAÇÃO
 
4.1 Os 18 (dezoito) autores selecionados receberão prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada um, incidindo sobre este valor os impostos devidos conforme legislação em vigor, na data de pagamento.
 
5. DA SELEÇÃO
 
5.1 As propostas serão analisadas em 02 (duas) etapas:
 
1. Triagem, com o objetivo de verificar se o proponente cumpre as exigências previstas neste EDITAL;
 
2. Análise da Comissão Julgadora, que deverá levar em consideração para julgamento e seleção das propostas, sempre sobre o conjunto das obras apresentadas, os seguintes critérios:
 
a) Consistência e qualidade da obra (40 pontos);
b) Originalidade e estilo do autor (30 pontos);
c) Criatividade (30 pontos).
 
5.2 Em caso de empate de pontuação entre duas ou mais obras a Comissão Julgadora decidirá a ordem de classificação dos participantes, considerando aquele que obtiver a maior pontuação para os itens a), b) e c), respectivamente. Caso o empate persista, a decisão se dará por maioria dos integrantes da comissão julgadora.
 
5.3 O resultado final com os contemplados será divulgado na Imprensa Oficial do Município (Notícias do Município) e no site http://www.saobernardo.sp.gov.br/.
 
6. DA COMISSÃO JULGADORA E DE ACOMPANHAMENTO

6.1. A Comissão Julgadora será composta por 09 (nove) membros indicados pela Secretaria de Cultura, de reconhecida idoneidade, notório saber e capacidade de julgamento, sendo 03 (três) convidados especializados (um crítico, um criador e um acadêmico) em cada categoria uma das categorias dispostas no item 1.1;
 
6.2 A Comissão Julgadora não aceitará qualquer trabalho que não atenda ao Edital do Concurso, caso em que deverá especificar clara e detalhadamente, na ata de julgamento, os motivos dessa atitude;
 
6.3 Caso haja irregularidade na documentação apresentada, o selecionado será automaticamente inabilitado.
 
6.4 As decisões da Comissão Julgadora relativas à seleção das obras literárias, constantes nos itens 5.1 e 5.2, são soberanas e irrecorríveis;
 
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
 
7.1 Ao se inscreverem, os concorrentes reconhecem a inexistência de plágio no projeto, assumindo integralmente a autoria e respondendo exclusivamente por eventuais acusações ou pleitos nesse sentido;
 
7.2 Eventuais irregularidades referentes aos requisitos de participação, constatadas até a homologação do resultado final do EDITAL, implicarão na desclassificação da respectiva proposta;
 
7.3 É vedada a utilização de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, nos termos da legislação federal em vigor;
 
7.4 Os casos omissos, relativos a este edital, serão dirimidos pela Secretaria de Cultura.
 
São Bernardo do Campo, 11 de março de 2010
LEOPOLDO NUNES DA SILVA FILHO
Secretário de Cultura
 
 

11 comentários:

Mara Senna disse...

Não entendi direito: eles dizem um único trabalho inédito mas pedem 05poemas? Estou confusa.Por favor me esclareça. Obrigada Mara Senna

Ana Cristina Melo disse...

Eles consideram "um" trabalho com o conjunto de poemas ou de contos. Então, para participar, o seu trabalho, se for de poesia, deve conter 5 poemas.

Abs

Unknown disse...

Oi Ana. não consegui achar a ficha de inscrição no site da prefeitura. vc por acaso sabe onde está essa ficha? obrigado Igor

darcy r. cruz disse...

Ana, esse regulamento foge à regra do que nós vemos em outros concursos. Dúvidas:1. a ficha de inscrição pode ser manuscrita?, não consegui imprimi-la. Não há menção de envelope lacrado, e o sigilo? A ficha de inscrição deverá ir junto com os trabalhos? Devo dar um título ao conjunto como se fosse de um livro. Tudo muito confuso, como vê...Grato por qualquer esclarecimento.
darcy r.cruz

Ana Cristina Melo disse...

Eurogol,

Na parte superior do regulamento, coloquei os links do edital e da ficha de inscrição. O link da ficha é: http://www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/sc/editais/Concurso%20Literário/Ficha_inscricao%20-%20anexo%20I.pdf

Abs

Ana Cristina Melo disse...

Darcy,

realmente o edital não é claro em alguns pontos.

Poderia te passar a minha interpretação, mas ela pode não ser correta.

Aconselho a entrar em contato com eles, por meio do site. Entre na página da Secretaria de Cultura e vejo o tel deles.

Para facilitar, a página que leva aos editais está no link: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=sc_editais

Unknown disse...

Regulamento muito confuso... um dos piores que já vi. Outra coisa: está faltando neste e em alguns outros a data de divulgação do resultado. Essa informação tem que passar a figurar nesses concursos, como em qualquer outro.

Ana Cristina Melo disse...

Oi, Carlos!

Desculpa só responder agora, mas depois que coloquei os comentários para moderar, achei que o Blogger fosse me notificar que tinha comentários e não notificou. Só vi hoje.

Procurei algo sobre o concurso e até agora nada.

Abs
Ana Cristina

DELARTE disse...

Alguém tem idéia da data de divulgação do resultado desse concurso?

Anônimo disse...

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, por meio da SECRETARIA DE
CULTURA, torna pública a relação de premiados no EDITAL DO CONCURSO LITERÁRIO, publicado
no jornal "Notícias do Município", edição nº 1550, de 12 de março de 2010.
Categoria Poesia ( São Bernardo do Campo )
MARIA DA CONCEIÇÃO SOARES BASTOS
HILDA CAMPIOTTI DA SILVA
ALBERTO LAZZARINI FILHO
Categoria Poesia ( Brasil )
EDSON BUENO DE CAMARGO
MARY FERREIRA BORGES DE CASTILHO
EUSTÁQUIO GORGONE DE OLIVEIRA
Categoria Contos ( São Bernardo do Campo )
ALVAIR SILVEIRA TORRES JUNIOR
RONALDO VENTURA
MARIA ELENA CABRINI LIBORIO
Categoria Contos ( Brasil )
FRANCINE JALLAGEAS
RONALDO CAGIANO BARBOSA
SILVIO ROGÉRIO SILVA
Categoria Dramaturgia ( São Bernardo do Campo )
GUSTAVO DA SILVA GONÇALVES PENNA
MANUEL MESSIAS DA SILVA FILHO
MARCELO MONTHESI
Categoria Dramaturgia ( Brasil )
VALDEREZ CARDOSO GOMES
SOLANGE DIAS
LUIZ CARLOS GOMES BORGES
São Bernardo do Campo, 07 de outubro de 2010.
Osvaldo de Oliveira Neto
Secretário Adjunto de Cultura

William Garibaldi disse...

Demorou tanto, pra sair o resultado, o que parece certa desordem...? ou muitos participantes? ... espero que outros concursos com prêmios tão bons surjam, e que também não sejam tão voltados ao município, caso deste. Mais atenção nos concursos Literários é o que todo poeta ( escritor ) precisa pra deixar de ser um poeta de gaveta! Abraços.