Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pão e Poesia 2009

Prazo de inscrição:
25 de setembro de 2009 (pelos Correios) /
30 de setembro de 2009 (por e-mail).

  • Categoria: poema
  • Tema: livre
  • Máximo de obras: até 3 (três) poemas
  • Premiação: publicação dos poemas nas embalagens que serão distribuídas às padarias localizadas nas periferias de Belo Horizonte e nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte
  • Divulgação do resultado: 8 de outubro de 2009
==============================================

Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria - Edição 2009

Prêmio Pontos de Mídia Livre do Programa Cultura Viva e Mais Cultura

Regulamento

1 - Objetivo

Institui-se pelo presente regulamento a segunda edição do projeto “Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria”, que objetiva selecionar 102 (cento e duas) obras literárias nas categorias Haicai, Trova, Soneto e Verso Livre, escritas na língua portuguesa e observadas as regras previstas neste documento. A iniciativa, além de abrir espaço para novos escritores, visa aproximar as obras poéticas do público, despertar o gosto pela leitura e o interesse das pessoas pela poesia, fazendo a literatura circular. O projeto está sendo viabilizado por meio do 1º Prêmio Pontos de Mídia Livre do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC) em parceria com o Instituto Aprender Profissionalizar (organização não governamental), sediado em Belo Horizonte.

2 - Dos participantes e categorias

O projeto está aberto ao público em geral e cada participante poderá se inscrever com até três poemas, nas seguintes categorias:

· Haicai – poemas de 03 (três) versos.
· Trova – poemas de 04 (quatro) versos.
· Soneto – poemas de 14 (quatorze) versos.
· Verso Livre – poemas de até 30 (trinta) versos.

3 - Da seleção dos poemas

Serão selecionados 102 poemas, divididos nas categorias abaixo:

· 42 (quarenta e dois) na categoria Haicai;
· 12 (doze) na categoria Soneto;
· 36 (trinta e seis) na categoria Trova.
· 12 (doze) na categoria Verso Livre;

A Comissão Organizadora reserva-se no direito de alterar este número, para mais ou para menos, levando em consideração o número de trabalhos inscritos, para cada modalidade, tiragem das embalagens, entre outros fatores que possam interferir na disposição/impressão dos poemas.

4 - Das formas, apresentação e prazos de inscrições

Por e-mail: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail pãoepoesia2009@gmail.com, até à zero hora do dia 30 de setembro de 2009 (quarta-feira). Veja, abaixo, como se inscrever:

· No campo “ASSUNTO”, o participante deverá mencionar a categoria a qual está se inscrevendo. Por exemplo: TROVA.

· O participante deverá anexar dois arquivos no formato Word: o primeiro (anexo) deverá conter o título, o pseudônimo e o poema digitado (fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 – entrelinhas 1,5). Caso não tenha título, o poema deverá ser intitulado com o primeiro verso do mesmo.

· O segundo (anexo) deverá conter o título do poema, o pseudônimo, nome completo do autor, endereço residencial, e-mail e telefones do participante (não esquecer o código de área).

Pelos Correios: As inscrições são gratuitas e os trabalhos deverão ser enviados para: Coordenação do projeto Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria – Edição 2009 – Prêmio Pontos de Mídia Livre. Rua Caparaó, nº 250, bairro Monte Castelo – Contagem/MG – CEP: 32.285-080.

O poema deve ser digitado no formato Word (fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 - entrelinhas 1,5), contendo o título e pseudônimo, e encaminhado dentro de um envelope de tamanho grande. Além do poema, o envelope em tamanho grande deverá conter um envelope em tamanho pequeno, devidamente lacrado, identificado em seu exterior com:

· Título do poema.
· Pseudônimo do autor.
· contendo no seu interior: título do poema, pseudônimo, nome completo do autor, endereço residencial, e-mail e telefones do participante (não esquecer o código de área).

No caso de envio pelos Correios, a data carimbada pela agência deve registrar que a postagem foi feita, no máximo, em 25 de setembro de 2009.

A Comissão Organizadora não retirará documentos em agências dos Correios, transportadoras ou similares.

Trabalhos inscritos fora das orientações e dos prazos estabelecidos neste regulamento estarão automaticamente desclassificados.

5 - Das regras de participação

É vedada a participação dos membros da Comissão Organizadora, bem como dos que integrarão a Comissão Julgadora.

Cada autor poderá participar em mais de uma categoria, utilizando-se de um único pseudônimo para todos os trabalhos apresentados.

É responsabilidade exclusiva do autor inscrito, a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais.

A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais erros/falhas de sistema e que porventura inviabilizem a participação via e-mail, extravios ou quaisquer outras despesas relativas à inscrição.

Ao se inscreverem, os participantes autorizam automaticamente aos organizadores a utilizar, editar, publicar, reproduzir, por meio de jornais, revistas, televisão, rádio e internet, imagens, conteúdos e qualquer informação, sem restrição de espécie alguma.
Os participantes assumem total responsabilidade pela obra inscrita, na segunda edição do projeto Pão e Poesia, no que se refere a plágios, cópias indevidas e demais crimes previstos na Lei de Direitos Autorais.

Ao se inscrever por e-mail, o usuário receberá confirmação automática de sua participação, sendo assim, mensagens postadas no respectivo endereço eletrônico serão desconsideradas.

Efetivado o recebimento dos originais pela Comissão Organizadora, por e-mail ou pelos Correios, não serão aceitas solicitações de alterações nas obras e documentos.

A participação no projeto “Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria” implica a aceitação irrestrita deste regulamento.


6 - Do julgamento e resultado final

Os trabalhos inscritos serão encaminhados à Comissão Julgadora, sendo esta formada por profissionais com reconhecida capacidade na área, cuja decisão será soberana, não cabendo qualquer recurso aos resultados por ela indicados.
Os trabalhos serão julgados com base nos critérios de criatividade, qualidade técnica do texto, domínio da língua portuguesa e pertinência com o tema proposto.

Os poemas selecionados e seus respectivos autores serão divulgados no dia 08 de outubro de 2009, a partir das 9h30, no sites http://www.paoepoesia.com.br/ e http://www.iaprender.blogspot.com/.

7 - Da premiação e publicação dos poemas

A premiação da segunda edição do projeto “Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria”, nas categorias Haicai, Trova, Soneto e Tema livre, ocorrerá exclusivamente pela publicação dos poemas nas embalagens.

Os autores publicados nas embalagens cedem os respectivos direitos autorais quanto à exposição e publicação, nos prazos e condições legais, e concordam em permitir a utilização de seus nomes para a expansão e divulgação do projeto, sem que isso represente qualquer ônus para os promotores.

As embalagens serão distribuídas gratuitamente, e, preferencialmente, às padarias localizadas nas periferias de Belo Horizonte e nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para o lançamento da segunda edição, estuda-se a possibilidade da realização de sarau poético, podendo inclusive contar com a presença de alguns dos poetas participantes.

O autor de cada trabalho selecionado para publicação receberá 05 (cinco) unidades das respectivas embalagens.

A tiragem prevista é de 120 mil embalagens, com possibilidade de até 500 mil impressões.


8 - Disposições finais

Os trabalhos enviados não serão devolvidos. Os participantes assumem total concordância com as regras do regulamento e autorizam a publicação de seus trabalhos nas embalagens, produto final do projeto Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria, a ser realizado em parceria com o Instituto Aprender Profissionalizar (IAP) e viabilizado pelo Ministério da Cultura (MINC). A Comissão Organizadora decidirá sobre os casos omissos a esse regulamento. Ressaltamos a importância de se manter o endereço eletrônico atualizado, pois o contato da organização com os participantes será via e-mail.


Esclarecimentos de dúvidas poderão ser obtidos, pelo e-mail: paoepoesia2009@gmail.com, com o assunto Prêmio Ponto de Mídia Livre.


Contagem, 1º de setembro de 2009


Comissão Organizadora

2 comentários:

Mayara Mendes disse...

Podem participar pessoas de outros estados?

Ana Cristina Melo disse...

Sim, Maah, "para o público em geral".
Abs