Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Resultado do 5º Prêmio Barco a Vapor

Fonte: Edições SM

Mineira Mariângela Haddad ganha o 5º Prêmio Barco a Vapor

A obra O sumiço da pantufa, de Mariângela Haddad, é a vencedora da quinta edição do Prêmio Barco a Vapor 2009, promovido pela Fundação SM. A revelação aconteceu na noite desta quinta-feira (03/09), no Itaú Cultural, em São Paulo, numa cerimônia marcada pelo humor e a imaginação que teve como mestre de cerimônias o clown Esio Magalhães.

O prêmio, que na Espanha existe desde 1978, chega à quinta edição no Brasil, firmando-se como o maior prêmio brasileiro destinado a originais de literatura infantil e juvenil. Excepcionalmente, o júri, composto por Fabio Weintraub, Luiz Ruffato, Nilma Lacerda, Ruth Rocha e Vilma Áreas, concedeu ainda uma menção honrosa a Suzana Montoro, pelo romance O outro em mim. A cerimônia contou com a presença de Javier Cortés, diretor geral do Grupo SM, e de Tadeu di Pietro, diretor do Centro de Programas Integrados da Funarte, representando o ministro da Cultura Juca Ferreira.

A história narra um caso de mistério contado a partir de diferentes pontos de vista. A cada parágrafo, sempre iniciado pelo bordão "foi assim", o foco narrativo muda, dando voz a personagens humanos, animais e até elementos inanimados, como sapatos e pantufas. O caso é simples: em apartamento novo para o qual se mudou recentemente uma família (casal com filha única), desaparece a pantufa da mãe. A alternância dos pontos de vista vai esclarecendo o sumiço: pai e mãe foram ao cinema e voltaram tarde da noite. No meio da madrugada, por causa de uma briga de gatos, o pai, bêbado de sono, agarra o primeiro objeto que encontra e o atira pela janela, na direção do barulho. Na manhã seguinte, não se lembra de nada. Dentro da pantufa, aloja-se um filhote de gato. Por fim, a pantufa com o gato, encontrada pelo marido da empregada, retorna a casa (para alegria da filha do casal, que exulta com o novo inquilino).

A história, circular e descontínua, alude a vários aspectos da experiência - que vão desde diferenças sociais até a desestabilização emocional causada pela perda de um objeto (a pantufa) ou de uma mãe (para o gatinho). De maneira inteligente, a trama gira como um brinquedo e vai se armando aos poucos, ao longo da leitura, com o distanciamento imposto pelo "foi assim". Uma leitura divertida que pode agradar a crianças de várias idades.

Concorrendo com outras 872 obras inéditas destinadas a crianças e jovens, O sumiço da pantufa será o primeiro livro vencedor a ser publicado na série branca da coleção Barco a Vapor (para leitores iniciantes, a partir dos 6 anos).

A ganhadora foi recepcionada no palco com confete e bolhas de sabão pelos vencedores das edições anteriores do Prêmio Barco a Vapor: Délcio Teobaldo (com Pivetim, em 2008), Flávio Carneiro (com A distância das coisas, em 2007), Gláucia Lewicki (com Era mais uma vez outra vez, 2006), e Caio Riter (com O rapaz que não era de Liverpool , 2005).

A autora de O sumiço da pantufa - a arquiteta, escritora, ilustradora e tradutora mineira, Mariângela Haddad -, recebeu troféu e R$ 30 mil reais a título de adiantamento de direitos autorais. O troféu foi entregue pelo vencedor da edição anterior, o jornalista e músico Délcio Teobaldo que, coincidentemente, nasceu na mesma cidade que ela: Ponte Nova, em Minas Gerais.

O Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil se propõe a estimular a produção literária nacional e promover a leitura entre crianças e jovens. É parte do trabalho de SM para a publicação de títulos infanto-juvenis de qualidade literária que resgatem o prazer de ler e explorem a forma como a leitura capacita o ser humano a exercer sua cidadania, compreender o mundo e ser feliz.

Segundo o diretor geral do Grupo SM, Javier Cortés, "o Prêmio Barco a Vapor representa a consolidação do projeto cultural e educacional do Grupo SM no Brasil e nos demais países onde a SM atua" (Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha). "Por estimular a formação de leitores, o Prêmio Barco a Vapor se configura como um instrumento de transformação social", afirmou.

O evento marcou também a abertura de inscrições para o 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, cujo regulamento já está disponível na página de Edições SM na internet: www.edicoessm.com.br. As inscrições para o próximo certame vão até 19 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário: