Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2010

Prazo de inscrição: 19 de fevereiro de 2010.

  • Categoria: livro infantil e juvenil. Séries: Branca [Leitor iniciante - a partir de 6 anos]; Azul [Leitor em processo - a partir de 8 anos]; Laranja [Leitor fluente - a partir de 10 anos]; Vermelha [Leitor crítico - a partir de 12 anos]
  • Tema: livre
  • Máximo de obras: poderá apresentar mais de um original
  • Premiação: R$ 30.000,00 e publicação
  • Divulgação do resultado: não definido

Atenção:
Novo regulamento consta em http://www.edicoessm.com.br/backend/public/downloads/regulamento6bv.jpg

==============================================
6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2010
participação está aberta a escritores de todas as nacionalidades com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos. Funcionários de Edições SM e da Fundação SM e/ou seus parentes em primeiro grau não poderão participar.
2. Poesia, coletânea de contos e teatro não serão aceitos.
3. Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero. O candidato poderá apresentar mais de um original.
4. A extensão dos originais deverá obedecer aos critérios da série na qual queira participar:
- Série Branca [Leitor iniciante - a partir de 6 anos]: entre 8 e 15 laudas*
- Série Azul [Leitor em processo - a partir de 8 anos]: entre 20 e 45 laudas*
- Série Laranja [Leitor fluente - a partir de 10 anos]: entre 45 e 90 laudas*
- Série Vermelha [Leitor crítico - a partir de 12 anos]: entre 70 e 150 laudas*
* Lauda de aproximadamente 1.200 caracteres com espaço.
5. O candidato deverá enviar 4 (quatro) cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação:
- Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, margem de 2,5 cm
- Páginas numeradas e impressas em papel carta ou A4, grampeadas ou encadernadas com folha de rosto na qual deverão constar o título da obra e o pseudônimo do autor.
- Os originais não precisam ser enviados com ilustrações. Caso o original esteja pronto, já com as ilustrações inseridas, o autor poderá enviá-las, mas elas não serão avaliadas pelo júri. Independente das ilustrações, o original tem que ter o mínimo de laudas digitadas exigidas para não ser desclassificado.
6. Os originais deverão ser endereçados e encaminhados a Prêmio Barco a Vapor, Rua Gomes de Carvalho, 1511 - Mezanino - Vila Olímpia - 04547-005 - São Paulo, SP. No envelope deverá constar o município e UF de procedência. O atendimento direto será efetuado de segunda a sexta, no horário comercial (das 9h às 12h e das 14h às 17h).
Consultando o site das Edições SM, há uma nova imagem do regulamento, com novo endereço:
6. Os originais deverão ser endereçados e encaminhados a Prêmio Barco a Vapor, Rua Tenente Lycurgo Lopes da Cruz, 55 - Água Branca - 05036-120 - São Paulo - SP. No envelope deverá constar o município e UF de procedência. O atendimento direto será efetuado de segunda a sexta, no horário comercial (das 9h às 12h e das 14h às 17h).
7. As inscrições estarão abertas de 04/09/2009 a 19/02/2010. Após esta data não serão mais aceitos originais. Para efeito de inscrição, será considerada a data de postagem do material encaminhado por correio.
8. A identificação dos originais deverá ser feita por meio de pseudônimo escolhido pelo autor. O pseudônimo não deverá ter nenhuma semelhança ou referência ao nome do autor. Todas as cópias deverão ser identificadas somente pelo pseudônimo.Em envelope lacrado e identificado com o pseudônimo, o participante deverá apresentar seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de RG, profissão).
9. O júri será nomeado pela Fundação SM e formado por especialistas em literatura e escritores de reconhecido prestígio.A composição do júri será mantida em segredo até a nomeação do ganhador.
10. A decisão do júri será irrevogável e anunciada por ocasião da entrega do 6º Prêmio Barco a Vapor, em data e local a serem determinados.
O resultado do concurso será publicado no segundo semestre de 2010 na página de Edições SM: http://www.edicoessm.com.br/
11. Será outorgado apenas um prêmio, que será a publicação do original na coleção Barco a Vapor, de Edições SM. O vencedor firmará um contrato de edição, em comum acordo com Edições SM depois de anunciado o resultado.
12. No ato da assinatura do contrato de edição, o autor receberá R$ 30.000,00 como adiantamento de direitos autorais.
13. A edição do original vencedor obedecerá aos critérios da coleção Barco a Vapor:
- Série Branca: Leitor iniciante - a partir de 6 anos
- Série Azul: Leitor em processo - a partir de 8 anos
- Série Laranja: Leitor fluente - a partir de 10 anos
- Série Vermelha: Leitor crítico - a partir de 12 anos
14. O júri poderá não outorgar o prêmio.Todos os casos não previstos nas normas desta convocatória serão resolvidos diretamente pela Fundação SM.
15. Edições SM poderá manifestar interesse por trabalhos inscritos não premiados. Assim, durante o prazo de 6 (seis) meses, a contar da data de divulgação do vencedor, a editora poderá estabelecer contato com os autores de obras recomendadas pelo júri, para adquirir os direitos de publicação.
16. Os originais em desacordo com estas normas serão desclassificados.
17. Os originais e demais documentos entregues à Fundação SM não serão devolvidos.
18. A apresentação de originais para concorrer ao Prêmio Barco a Vapor implica em expresso acordo às normas aqui expressas.

Para mais informações acesse as perguntas mais frequentes para ou envie e-mail para barcoavapor@grupo-sm.com

13 comentários:

Ana Cristina Abreu disse...

Olá!
Estava olahndo o site da SM. Lá o endereço para envio dos originais para o Barco a Vapor está diferente deste que está aqui.
Talvez tenha mudado.
Ana Cristina

aRTISTA aRTEIRO - Rubem Leite disse...

Oi!
Fico confuso.
Explique melhor o que seria uma lauda. Por exemplo, tenho um conto que tem aproximadamente 90 páginas. Como saberei quantas laudas tem o conto?

Ana Cristina Melo disse...

Ana Cristina,
obrigada pelo alerta. Quando divulguei esse concurso, era aquele endereço que constava. Provavelmente eles mudaram, tanto que o próprio regulamento divulga novas informações sobre o selo "Ler é preciso".
Abs
Ana

Ana Cristina Melo disse...

Rubem,
o edital fala que a lauda deve ter aproximadamente 1200 caracteres. Coloque seu conto na formatação pedida (times, 12, espaçamento duplo etc) e depois marque uma página e use o próprio contador de palavras do word para verificar qtd caracteres tem nessa lauda. Uma lauda significa uma página, mas com tamanhos específicos.
Abs
Ana

Ladjane disse...

Fiquei muito triste pois perdi a data limite para as inscrições do 6° Premio Barco a Vapor, mais é que tenho 2 filhos pequenos e um deles estava doentinho, então não tive disponibilidade de enviar a tempo minha história, gostaria de saber se poderia ter outra chance de enviar, ou quando vai ter outro concurso, obrigado desde já pela atenção. Ladjane.

Ana Cristina Melo disse...

Ladiane,

não fique triste, entendo bem essa divisão mãe/sonhadora. Também tenho dois filhos e o tempo deles tem que ser sempre prioritário, pois são nossos maiores tesouros.

Eu só divulgo o concurso, mas pela experiência com os mesmos, sei que se o prazo acabou e não foi prorrogado, não tem mais como mandar.

Mas existem outros concursos que são abertos durante o ano. Fique de olho aqui, que divulgo todos eles. Se você confia no que escreveu, mande para as editoras, também.

Afinal, existe um ditado que acredito: quando Deus fecha uma boa, ele abre uma janela.

Quem sabe seu sonho se realiza de outra forma.
Bjs
Ana

Ana Cristina Melo disse...

Corrigindo: Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela.

Bjs.

Histórias da Val disse...

Ana

Eu enviei meus originais para o antigo endereço, e nem tão antigo assim. O apanhei no site três dias antes.
O que irá acontecer?
Obrigada desde já.
Val

Histórias da Val disse...

Ana

Enviei meu conto para o endereço antigo.
O que irá acontecer?
Abraço
Valquíria Ayres Garcia

Ana Cristina Melo disse...

Val,

se o envelope não foi devolvido, presumo que também seja um endereço deles. Aconselho mandar um e-mail para barcoavapor@grupo-sm.com, questionando.

Abs
Ana

Unknown disse...

Olá,
Eu me inscrevi no 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. Entretanto, no regulamento dizia que o resultado sairia no segundo semestre. Já estamos no mês de agosto e ate agora nada. Além disso, o site de inscrição encontra-se bloqueado. Como posso obter informações sobre o andamento do processo de seleção dos trabalhos e dos resultados?
Maria Sônia
e-mail: msonia_mattos@hotmail.com

Ana Cristina Melo disse...

Maria,

o resultado será divulgado dia 23 de agosto.

Abs

William Garibaldi disse...

Oi eu me inscrevi no prêmio no ano passado, e até agora não tenho informações novas... não encontrei outro local .. a melhor informação obtive aqui!
Vc sabe se já siu o resultado e como eu posso me informar?

Abraço!